quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Fazenda da Barra


A idéia principal do "Projeto Jaguariúna na Palma da Mão" é mostrar aos alunos que conhecimento está além dos livros e da sala de aula. Por isso, além de pesquisas e muita informação explorar é fundamental...e nós adoramos =)




Nosso Turma na Varanda da Casa Principal - Fazenda da Barra




Nossos Pequenos
Parede de Pau a Pique do século XIX

Uma Latrina ...

Banheira  da Casa Grande (retirada da casa para restauranção dos comodos)



Pátio ultilizado pelos escravos para secagem de Café

Fundos da Casa Principal - acesso a Cozinha e Banheiros

Moinho de Água (muito legal!!!)





A turma mais animada de Jaguariúna =)
Nosso agradecimento ao Thiago M. Garcia da Secretaria de Cultura.
Fazenda da Barra - Jaguariúna /SP
Época de construção: séc. XIX
Uso original: residencial / fazenda de café
Uso atual: desativada
Proprietário: Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Endereço: Rua Maranhão s/nº, bairro de Guedes.

Breve Histórico: A fazenda teve origem na divisão da sesmaria do coronel Luiz Antônio Souza e Bernardo Guedes Barreto.
            Em meados do século XIX, José Guedes de Souza, o Barão de Pirapitingui e também assume a liderança da fazenda que recebera de herança paterna; neste período alterna residência entre a casa na cidade de Mogi - Mirim e a sede na área rural.
            As terras da fazenda, localizadas à margem dos rios Camanducaia e Pirapitingui fazem divisa com a propriedade do coronel Amâncio Bueno, a Fazenda Ribeirão (atual Holambra) e Presidente Tibiriçá, na região do atual município de Santo Antônio da Posse.
            Com o falecimento do proprietário, o filho José Alves Guedes herda as terras e assume a fazenda com 1500 alqueires, sendo 150 utilizados para a cultura do café.
No final do sistema escravista, a fazenda recebeu grande número de imigrantes italianos para trabalhar na plantação do café, a maioria delas composta de italianos originários de Treviso.
            Durante a década de 1920 a movimentação na fazenda era intensa. Festas religiosas, pescaria, atividades esportivas nos finais de semana e visitas constantes de amigos do casal, muitos deles envolvidos com o movimento da Semana de Arte Moderna de 1922.
            Com a morte de José Alves Guedes, pouco antes da crise do café, a viúva, Siomara Penteado Guedes, vende em 1932 a área de 400 alqueires que constituía a fazenda.
            O comprador é Joaquim Machado de Souza, fazendeiro de Ribeirão Preto. A negociação teve início em julho de 1932, no entanto, devido à Revolução Constitucionalista, foi prorrogada.
            O novo proprietário fixa residência na fazenda e mantém a produção de café, também introduzindo algumas novas culturas. Na década de 1950 a produção continua intensa e a fazenda conta com trinta famílias residentes.
            Nas últimas décadas, pequenos lotes foram desmembrados da área total e, em 2008, a sede e uma área envoltória de 16 alqueires foram adquiridas pela Prefeitura Municipal de Jaguariúna.
            A área remanescente permanece como propriedade da família e, atualmente, produz cana de açúcar para usina do município de Santo Antônio da Posse.
(dados fornecidos pela Secretaria de Cultura de Jaguariúna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário